domingo, 13 de abril de 2025

Vinhense

 Filial N.º 129 do Sporting Clube de Portugal é também filiado na Associação de Futebol de Setúbal, situando-se na freguesia de Alhos Vedros da Moita. O Sporting Clube Vinhense teve uma longa gestação, tendo sido fundado em 1 de Janeiro de 1967, sendo o sucessor do Grupo Desportivo da Vinha das Pedras, formado por volta de 1952, que foi diminuindo de actividade nos anos 60.


Em 1965, um grupo de jovens decidiu erguer novamente o grupo desportivo: António Firmino, João Ribeiro, Carlos Ribeiro , Albino Alves, Domingos Moreira, Júlio Delgadinho, António Gatinho, Joaquim Violas, Luís Carteiro e José Fernando.


Os primeiros estatutos da nova colectividade foram aprovados no dia 6 de Maio de 1970, na data de inscrição na Associação Futebol de Setúbal, sendo membros dos Corpos Gerentes os Srs. Joaquim Ferreira ( Presidente da Direcção ) Carlos Almeida Ribeiro, Laurentino Gonçalves Cardoso, José Francisco Duarte Silva, Gaspar de Oliveira Costa, Luís Esperança Guerreiro ( Presidente da Assembleia Geral ), Domingos Cabrita, António Gatinho, Domingos Moreira, Henrique Sezinando e António Galvão.


Em 1992 é feita uma alteração aos estatutos do Clube, constando como fins do Vinhense: “ O Sporting Clube Vinhense tem por fim desenvolver a educação física e o desporto, promovendo a sua Expansão, especialmente entre os associados , proporcionando-lhes igualmente meios de cultura e distracção, encontrando-se aberta a pessoas de ambos sexos”.


Com o aproximação da obrigação do cumprimento do serviço militar por parte dos jovens fundadores, o clube conhece nova ameaça de extinção, pois como todos idades semelhantes, o dever chamava. Contudo, e a pedido dos jovens, um grupo de pessoas já com alguma experiencia encarregaram-se dos destinos do Sporting Clube Vinhense: Joaquim Ferreira, Henrique Sezinando, António Raimundo, Domingos Paulino e outros


Este grupo promove a criação de uma sede alugada para o clube, conseguindo um primeiro espaço, e instalando-se depois em terrenos da família Caiado, na extinta Quinta da Carvalheira. Em 25 de Abril de 1989 a Câmara da Moita cedeu ao clube os terrenos em direito de superfície por um período de 50 anos, para utilização como recinto desportivo. Posteriormente o clube passou a instituição de utilidade pública.


Em 1999 apareceu uma crise directiva devida a maus resultados desportivos, falta de pessoas interessadas em envolver-se nos destinos do Clube, e uma situação financeira periclitante, chegando a ser considerada a extinção do clube. Como recurso , o Vinhense passou a ser gerido por uma comissão administrativa constituída por associados: Dionel Mota, João Azambujo, Carlos Ribeiro, Carlos Pereira, António José Ferro, Vítor Marques, José Silvestre, e Bruno Mota.


Só no ano de 1977 é que o SC Vinhense disputou pela primeira vez a III Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. Jorge Plácido e Sérgio começaram a carreira no SC Vinhense. Na época de 1985/86, o Vinhense consagrou-se campeão distrital da 3ª Divisão da Associação Futebol de Setúbal e ascendeu à 2ª Divisão Distrital, onde se manteve até Fevereiro de 2003 , ano em que acabou com o futebol sénior por motivos financeiros. Outras modalidades do clube são a Secção de Canoagem, criada em 1989, a Secção de Pesca Desportiva, a Secção de Atletismo, criada em 1972. Todas estas secções foram suspensas por falta de apoios financeiros.


Palmarés

Campeão distrital da 3ª Divisão da Associação Futebol de Setúbal em 1985/86

sábado, 12 de abril de 2025

CCDBA

 HISTÓRIA DO CLUBE

Em março de 1976 por iniciativa de quatro pessoas: Vitor José Borges Cabrita, Manuel dos Santos e Silva, Libânio da Conceição Rossa e Américo Claro Marques da Cruz, considerando a inactividade de duas colectividades já existentes em Brejos de Azeitão, S.I.M.B.A e principalmente C.R.F. Bolinhos, foi criado o embrião do que é hoje O CCDBA Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão.

Em Abril de 1976 com autorização da C. M. Setúbal iniciaram-se as obras de limpeza e terraplanagem do terreno do campo de futebol.

Em outubro de 1976 foi lavrada a escritura no cartório com a Câmara a concessão por 50 anos do direito de superfície do terreno para a construção da sede e feita a sua publicação na Imprensa Diária e no Diário da Républica.

Em março de 1979 foi iniciada a construção da sede e o clube inscreve-se como sócio da Associação das Colectividades de Cultura e Recreio.

Em 1977/80 iniciaram-se as actividades de ginástica, atletismo música e teatro

Em dezembro de 1985 por deliberação da CM Setúbal foi cedido ao CCDBA as instalações desportivas de Pinhal de Negreiros( campo de ténis e instalações de apoio.

Em 2003 deu-se inicio ás obras no campo de futebol, colocação dos postes de iluminação, construção do muro de vedação. Em 2003 o CCDBA contava com 22 atletas dos 8/10 anos e juvenis com 33 elementos dos 15/16 anos. Em Setembro de 2003 foi feita a inauguração da iluminação do campo de futebol.

Em virtude do crescimento do clube em 2011/12 houve necessidade de melhorar as infraestruturas do clube, finalizou-se a vedação do muro do campo desportivo, remodelação do Bar do Campo, execução de instalações sanitárias, melhoramento do chão do salão nobre da sede, etc.

Em 2012 foi aprovada em reunião pública da CMSetúbal, o Plano de Desenvolvimento Desportivo do CCDBA.

Em 2012 o CCDBA contava já com 260 atletas no futebol e mais 50 noutras modalidades.

Ainda nesse ano o clube iniciou os serviços do posto médico, que seria uma mais valia com pessoal qualificado, para fazer face ás necessidades e recuperação dos atletas.

Em 2012 o CCDBA iniciou o seu percurso nas marchas de Setúbal representando o clube por mais 5 anos, com grande dinamismo, alegria e garra dos seus participantes.

Em 2015 o CCDBA ganhou dois prémios, melhor madrinha e melhor coreografia.

Em 2016 o CCDBA organizou o Distrital de Taekwondo no recinto cedido pelo GMUP, onde participaram centenas de atletas da modalidade.

Em 2019 demos inicio ao grande evento do ano com a I Edição da FESTA NO PARQUE, que tem como objectivo divulgar as nossas actividades e angariar algum valor para as muitas despesas que temos. Por causa da pandemia interrompemos durante os anos 2020 e 2021. Retomamos em 2022 com grande sucesso e sempre com muita adesão por parte dos nossos atletas e do público em geral.

O Clube também adere ás causas sociais fazendo espectáculos de angariação de fundos para várias causas. Trimestralmente cedemos o nosso espaço á Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Setúbal.

Na sede do CCDBA, os bailes sociais são a alegria dos nossos frequentadores, são uma mais valia para estas pessoas, combatem a solidão e melhoram a mobilidade de muitos. São quatro horas de pura diversão e convivência.

Em 2023 na Gala de Desporto de Setúbal o CCDBA ganhou a distinção de Melhor Clube do Ano.

Em 2024 o clube adquiriu dois contentores balneários para fazer face ao crescimento cada vez maior de atletas.

Um contentor para a Lojinha do CC e um ginásio que irá garantir a recuperação e preparação dos atletas.

Actualmente o clube conta com mais de 440 atletas no futebol masculino e perto de 100 no futebol feminino.

As modalidades praticadas na sede : Boxe, Hip Hop, Jiu Jitsu, Taekwondo e Zumba contam com perto de 100 atletas.

Todos os anos os nossos atletas participam em vários torneios de futebol a nível nacional e em 2024 participámos com 2 equipas uma de futebol masculino e outra de futebol feminino em Barcelona - Espanha.

O actual Presidente António Carvalho , sócio fundador nº2 do Clube, iniciou o seu percurso em 2005 a 2008 como vogal da direcção, em 2009 como vice-presidente e desde a época 2011/2012 que se mantém como Presidente do CCDBA. Nos seus ideais prevalece a vontade que todos têm direito ao desporto e á formação. Quem o conhece sabe que é o presidente do faz tudo , e luta diariamente para que o clube evolua e crie cada vez mais condições para que os atletas sintam orgulho no clube que representam.

O clube está actualmente cada vez mais com uma grande dinâmica e crescimento, apostando em força na formação, o que faz com que haja um grande esforço, disponibilidade e carolice por parte dos seus dirigentes.

Lema do clube “ COM AUDÁCIA OS PEQUENOS TAMBÉM VENCEM”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...